quarta-feira, 19 de novembro de 2008

EIP

EIP – ENTERPRISE INFORMATION PORTAL

Visitando o site http://www.belarmino.com.br/, lê-se que o termo EIP surgiu num relatório publicado pela corretora americana Merril Lynch, em 1998 e que numa tradução livre, significa que é “um portal de informações empresariais que permite aos funcionários de uma companhia acessarem os dados interna e externamente. Os portais corporativos estão integrados com bases de dados, fornecem maneiras de integrar os mais diversos sistemas e processos existentes dentro da corporação e oferecem aos usuários um caminho único para personalizar as informações necessárias para a tomada de decisões.”

Ainda segundo textos do site, os portais de integração como o EIP, ainda precisam amadurecer no Brasil. Acrescenta também, a importância das ferramentas de segurança para o uso dos EIP´s e descreve o quê um portal de informações deve apresentar para ser bem estruturado:

Apresentação: É o acabamento do portal corporativo, a interface que chega aos olhos dos usuários. Entram diversos padrões de exibição na web, como HTML, JavaScript e applets.
Personalização: É onde entra a possibilidade de o funcionário filtrar o conteúdo que irá receber e adequar o portal às suas necessidades e preferências. É feito a partir de softwares-robôs que podem sugerir os focos de interesse dos usuários e aprender a partir do que os usuários fazem.
Colaboração: Permite a interação dos funcionários por meio de tecnologias de groupware, como fóruns, sessões de chat, bibliotecas de projetos, webcast, videoconferência e manipulação de documentos.
Processos: Nessa camada entram as plataformas de interação, como ferramentas de formulários e requisições, transação online, correio eletrônico e workflow ( fluxo de trabalho, a sequência em que as atividades são (ou deveriam) ser exercidas - definição da Web).


Para maiores informações, acessar http://www.belarmino.com.br/

Postado por: Cínthia Amaro

Nenhum comentário: